Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Parábola do bambu

Depois de uma grande tempestade, o menino que estava passando férias na casa do seu avô o chamou para a varanda e falou:

– Vovô, corre aqui! Como esta figueira, árvore frondosa e imensa, que
precisava de quatro homens para abraçar seu tronco, como ela se quebrou e caiu no vento e na chuva, e este bambu tão fraco continua de pé?

– Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento.
O bambu nos ensina sete coisas. Se você tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração.
A primeira verdade: que o bambu nos ensina, e a mais importante, é a
humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor. (João 15, 5)*

A segunda verdade: o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima tem para baixo também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus e na oração.
A terceira verdade: você já viu um pé de bambu sozinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasçam outros a seu lado. Sabe que vai precisar deles. Eles estão sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma árvore. Às vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos, pois eles estão trançados um no outro. Uma das grandes forças de quem é fraco é viver em comunidade. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores. As aves voam em bandos, assim conseguem se aproveitar do efeito vácuo deixado pelo pássaro da frente. Além disso, voam sempre cantando, como que incentivando-se mutuamente a não desistirem da meta, mesmo que seja atravessar o oceano em busca de uma lugar quente para se reproduzir.
Precisamos aprender a nos trançarmos nos irmãos, criarmos raízes na oração, nos sacramentos, na garra. Criar raízes é segurar firme; pode vir a enchente que não seremos levados, pois estamos firmes no chão. Você deve estar firme na Palavra, sólido na Palavra, sólido em sua fé.
Não se deixe levar por qualquer sopro de doutrina, por qualquer coisa sem sentido que vem por aí. Você tem a solidez de uma palavra firme que é o Senhor. Tenha a humildade de se curvar, faça uma confissão, peça desculpa aos outros. Cristão deve ser especialista em pedir perdão.
A quarta verdade: que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita-comunidade, o bambu não se permita criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de
subirmos suavemente. (Marcos 8, 35)*

A quinta verdade: é que o bambu é cheio de nós. Como ele é oco, sabe que se crescer sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis. Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles. Mas são muito exigentes. Devemos pedir que o Espírito Santo nos ajude a passar pelos problemas, ultrapassá-los, achar-lhes em sentido, descobrir e intensificar a meta. Com o tempo, os problemas superados se tornam nós, firmes, resistentes, difíceis de serem quebrados, como as pessoas que souberam superar seus desafios e limites. (João 16, 33)*; (I Timóteo 6, 10)***
A sexta verdade: é que o bambu é oco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser oco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo.


Por fim, a sétima lição  que  ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do alto. Essa deve ser  sua meta.

sábado, 23 de abril de 2011

CRISTO DE A a Z

                                                         CRISTO DE  A a Z

  Outro dia me surpreendi em um pensamento ao ler apocalipse 1,8 onde relata que Jesus é o Alfa e o Omega ,a minha surpresa se deu pois estas são a primeira e a ultima letra do alfabeto grego e então fiquei pensando se a bíblia fosse escrita em português Ele diria Eu sou o  A e o Z foi aí que  comecei a rascunhar  todos títulos(todos que eu me lembrei) de Cristo de A a  Z,veja como ficou:

A-ELE É  ADVOGADO ,AMIGO ,ADORADO,...
B-ELE É BENDITO,BONDOSO,
C-ELE É CAPITAO,CAVALEIRO DO CAPITULO  19.11de apocalipse,CORDEIRO DE DEUS
D-DIVINO ,DOADOR DA VIDA,
E- ELE É ETERNO ,EXALTADO,
F- ELE É FORTE ,FIEL,
G- ELE É GLORIOSO,GUERREIRO,
H- ELE É HUMANO (POR TER SE FEITO HUMANO)
I- ELE É INVICTO,INCOMPARAVEL
J- ELE É JUSTO E JUSTIFICADOR,
L- ELE É LUZ PARA O MUNDO,
M- ELE É MARAVILHOSO,MISERICORDIOSO
N- ELE TEM UM NOME SOBRE TODO NOME
O-ELE É ONIPOTENTE ,ONISCIENTE E ONIPRESENTE,
P- ELE É PAI DA ETERNIDADE E PRINCIPE DA PAZ
Q- ELE É QUERIDO PELA IGREJA
R- ELE É REI DOS REIS
S- ELE É SENHOR DOS SENHORES
T- ELE É TODO PODEROSO
U- ELE É ÚNICO
V- ELE É VENCEDOR ,
X- ELE É  AQUELE QUE AINDA TEM ALGO A NOS REVELAR DE SÍ (VISTO QUE X É UMA INCÓGNITA NA MATEMATICA)VER APOCALIPSE 2.17
Z –ELE É ZELOZO

UFA!!!  SE VOCE ACHAR MAIS NOMES PODE ACRECENTAR

vale a pena ler sobre ele

        JONATHAN EDWARDS
Jonathan Edwards nasceu em 1703 em Windsor Connecticut. Ele era o único filho homem entre dez filhas, seu pai, Timothy Edwards era pastor, e sua mãe, Esther Stoddard era filha de Solomon Stoddard, um famoso reverendo da época.
Solomon Stoddard, avô de Edwards, era um Puritano em todo significado da palavra, foi o líder espiritual da cidade de Northampton, Massachusetts por 57 anos.
Dois anos antes de sua morte, seu neto Jonathan Edwards subiu de pastor assistente para pastor.
Jonathan Edwards aprendeu muito com o avô principalmente a importância de trabalhar duro e estudar bastante. Ainda bem novo, Edwards aprendeu a escrever. O pai dele lhe ensinou o latim e outros idiomas como grego e hebraico. Aos seis anos de idade ele já conseguia conjugar os verbos em latim.
O domínio destes idiomas lhe ajudaria depois a ser um perito em estudos da Bíblia Sagrada e um mensageiro poderoso da Palavra de Deus.
Aos 13 anos de idade, Jonathan Edwards entrou na Faculdade de Yale, e lá estudou teologia. E como aquele garoto amava estudar. Ele freqüentemente passava 14 horas por dia estudando sobre a Palavra de Deus.
Em 1720, Edwards se formou em Yale, como o primeiro de sua classe. E começou cedo na carreira pastoral. Edwards lutou para resgatar o significado de verdadeira revivificação cristã.
 Sua geração foi a segunda geração dos Puritanos. A primeira geração tinha trabalhado duro e sido muito diligente para semear a semente do evangelho e fazer da América um lugar no alto da Colina, onde fossem resgatadas muitas vidas para o Senhor.
Mas agora, a segunda geração tinha perdido muito seu desejo espiritual. Eles tinham perdido a vontade e o zelo necessários para continuar a expansão do reino de Deus.
Assim Edwards começou uma de suas séries de sermões, com muita oração para acordar a congregação sonolenta que tinha se envolvido demais com seus próprios negócios e suas próprias vidas, deixando em segundo lugar a vontade de Deus, se preocupando mais com sua vida cotidiana do que com Cristo e seu reino. Em 1731, Edwards pregou a mensagem: " Deus se glorificou na dependência do homem.'' Nisto, ele atacou o liberal argumento, que pecado somente era uma condição de ignorância. Ele acreditava que o pecado humano era uma inimizade inerente contra Deus e que a salvação significava uma mudança de coração.
Esta mensagem desafiou os cristãos a procurarem em seus corações seus mais íntimos pecados e se arrepender de cada um deles. Sem dúvida Edwards foi um grande homem de Deus que muito colaborou, direta e indiretamente, para o reavivamento bíblico, e para que hoje eu e você possamos conhecer a Palavras de Deus e seu significado. Contudo, em nenhuma área Edwards foi mais bem sucedido do que em seu papel como pai. Edwards e sua esposa Sarah tiveram onze filhos. Apesar de um horário de trabalho rigoroso que incluía acordar às 4:30 da manhã ler e escrever em sua biblioteca, viagens extensas, e reuniões administrativas infinitas, ele fazia questão de dedicar muito de seu tempo aos seus filhos.
Apesar de sua vida agitada, Edwards se comprometeu a passar pelo menos uma hora por dia com eles, principalmente lhes ensinando princípios cristãos.
E se ele perdesse um dia porque estava viajando, acumularia essas horas e as passaria com os filhos quando voltasse.
 Sem dúvida Edwards deixou um importante legado aos seus filhos, assim como seu avô havia deixado para seu pai, e seu pai deixará para ele.
O dicionário Aurélio nos diz que legado é um valor previamente determinado, ou objetos previamente individuados, que alguém deixa a outrem. E o principal legado que Edwards deixou a seus filhos foram seus princípios cristãos.
Recentemente, o estudante Benjamim B. Warfield de Princeton encontrou, depois de muitas pesquisas, 1.394 descendentes conhecidos de Edwards. E nessa pesquisa podemos constatar o maravilhoso legado que Edwards deixou aos seus descendentes através de sua vida cristã. Dos 1.394 descendentes de Edwards:
3 se tornaram presidentes de universidades,
3 senadores dos Estados Unidos
30 juizes
100 advogados
60 médicos
65 professores de universidades
75 oficiais de exército e marinha
100 pregadores e missionários
 60 escritores de destaque
 1 vice-presidente dos Estados Unidos
 80 altos funcionários públicos,
 250 formados em universidades, entre eles governadores de Estados e diplomatas enviados a outros países.
Os descendentes de Jonathan Edwards não custaram ao Estado um dólar. Por outro lado, Benjamim B. Warfield também pesquisou a vida de Max Jukes, um famoso ateu, contemporâneo a Edwards, o qual freqüentemente atacava os discursos, a ideologia e as pregações de Edwards. Max Jukes, o ateu, viveu uma vida ímpia, casou-se com uma jovem ímpia, e também deixou um legado para seus descendentes, da descendência dessa união entre Jukes e sua esposa, pesquisada por Benjamim, constatou-se que de todos seus descendentes encontrados: 310 morreram como indigentes.
150 foram criminosos, sendo 78 assassinos
100 eram alcoólatras
Mais da metade das mulheres, prostitutas
Os 540 descendentes de Jukes custaram ao Estado 1.250.000 dólares.
A história de Jonathan Edwards é um exemplo do que alguns sociólogos chamam a "regra das cinco gerações." Como um pai cria seus filhos e o amor que eles dão, os valores que ensinam, o ambiente emocional que oferecem, a educação que provêem, não só influencia seus filhos, mas as quatro gerações seguintes. Em outras palavras, o que os pais fazem pelos seus filhos permanecerá pelas próximas cinco gerações.
O exemplo de Jonathan Edwards nos mostra a importância de deixarmos esse legado cristão aos nossos filhos.
Mas a teoria das cinco gerações trabalha de ambos os modos. Se não nos esforçarmos para sermos bons pais e transmitirmos princípios cristãos, nossa negligência pode infestar gerações. Considere o caso de Max Jukes.
Max Jukes teve problemas com a bebida, que o impediu de manter um trabalho fixo. Também o impediu de demonstrar muita preocupação pela esposa e os filhos.
Claro que isto não significa que as pessoas simplesmente são um produto direto de seus pais, ou que seu futuro está determinado pela sua descendência.
Houve muitos que descenderam de homens como Jukes e superaram grandes obstáculos para ter sucesso. Outros só vieram de casas amorosas como Edwards e causaram grandes problemas. Mas estas são as exceções, não a regra.

o dia que Darwin descobriu as funçoes dos olhos

Por que piscamos?

Tente fixar os olhos num objeto e ficar sem piscar. Quantos segundos você suportou? Já se perguntou por que piscamos? Estudo recente mostrou que os seres humanos fazem milhares de movimentos rápidos com os olhos que os impedem de perder a visão. Portanto, piscar e mover os olhos, mesmo que a gente nem perceba, é um mecanismo essencial para a saúde ocular. Cientistas achavam que esses movimentos eram os resultados de algum erro no sistema neurológico! Como estavam errados! Novas descobertas mostraram que os movimentos dos olhos são controlados pela mesma área do cérebro usada quando procuramos uma manchete no jornal ou rastreamos um objeto em movimento.

Duas funções desses movimentos estão bem claras: (1) como há vasos sanguíneos na parte interna do olho criando um efeito de “fiação entre a lente e o filme”, esses movimentos rápidos permitem que o olho consiga ter um campo de visão completo sem pontos cegos; (2) além disso, esses movimentos também atualizam as imagens gravadas na retina que, de outra forma, desapareceriam.

Richard Krauzlis, que coordenou os estudos, manteve o foco na região do cérebro que é responsável pelos movimentos oculares de “seguir” um objeto. “As imagens que se formam na retina eventualmente desapareceriam de nossa visão se fossem perfeitamente estáticas. Os pequenos movimentos dos olhos, no entanto, permitem que a cena que vemos mude, mesmo que imperceptivelmente, e atualizem a imagem formada constantemente”, explica o pesquisador.

Esse mecanismo teve que estar presente desde que os primeiros olhos foram criados, senão eles deixariam de funcionar logo no início. Não é à toa que o olho humano deixava Darwin de “cabelo em pé”...
fonte  :www.criacionismo.com

Apeles “o obreiro aprovado”

Apeles “o obreiro aprovado”

“Saúda a Apeles ,aprovado no senhor”(Rm 16.10ª)assim cumprimenta o Apostolo este obreiro romano elogiando como aprovado ,temos que atentar para duas verdades neste texto bíblicos ,primeiro:não era o próprio Apeles que se entitulava desta maneira e sim alguém que o conhecia muito bem,o obreiro não pode dar se ao luxo do auto-testemunho jactando se de que e aprovado e sim deixar que sua vida ,seu zelo ,seu trabalho fale por si pois o Apostolo Paulo escrevendo aos corintios disse que não e aprovado quem assim louva (leia –se elogia)(2ª co 10.12,18)verdade esta confirmada pelo antigo testamento (Pv 27.2);deixe seu testemunho falar por si ,e claro que estamos sujeitos a uma ma interpretação dos de fora porem aqueles que lhe conhecem sempre irão confirmar sua aprovação .Segundo :Apeles era aprovado no Senhor ,ele não era apenas elogiado e reconhecido apenas pelos homens ,e claro que o testemunho da igreja e dos de fora e valido ,e muito valido porem alguém pode conseguir mascarar sua vida atraz de um “ministério bem sucedido”,as vezes avaliamos o chamado de alguém de acordo com os resultados,ex:alguém que inicia no evangelho pregando e ensinando doutrinas e que no inicio e olhado com certa suspeita porem se esta pessoa alcança progessao ,êxito e “prosperidade”e sua denominação ou ministerio explode mundo a fora teremos dificuldades de vê lo como hereje e esta pessoa será facilmente chamada de “obreiro aprovado”,”homem de Deus”,e etc....,mas será que a voz do povo e a voz de Deus ?Paulo também afirma que o dia declarara qual foi a obra de cada um (1 co 3.12-15)Jesus também afirma que o não e o sucesso o medidor da aprovação e fidelidade de cada um (Lc 12.15)

livros que indico



Para todos que almejam manejar bem a palavra de Deus eu recomendo este livro,pois as tendencias de heresias e deturpação da verdade biblica tem sido algo espantoso em nosso país,a tendencia de se pregar mensagens de auto ajuda e  de "prosperidade"  tem gerado anomalias na fé de nosso povo..

Epafrodito”obreiro que se entrega”

Epafrodito”obreiro que se entrega

No texto de Filipenses capitulo 2. v 30 le se que Epafrodito “por causa da obra de Cristo chegou bem próximo a morte não fazendo caso da vida “não da para saber ao certo o que havia acontecido e que circunstancias o levaram bem próximo da morte ,porem ao lermos o contexto ,isto e os versiculos 25 a 27 do capitulo 2 verificaremos que ele estava doente ,e tudo indica que e disto que Paulo estava falando no versículo 30,daí podemos concluir que Epafrodito havia contraído uma enfermidade que quase o levara a óbito ,isto se da quando ele sai de Filipos e vai ate o Apostolo afim de levar para ele na prisão uma oferta de amor desta igreja (fp 2.25 ,4.18)
Quero salientar neste texto algo que poderá servir de esclarecimento e resposta para muitos irmãos e obreiros que labutam na seara do mestre ,começo com uma pergunta :se Epafrodito estava em uma missão de Deus porque ,porque esteve doente e quase a morte ?porque Deus não o guardou do mal?existem algumas situações que ocorrem em nossa vida e que são difíceis de assimilar com a fé ,pois temos a idéia que se somos salvos e estamos servindo a Deus nada de errado poderá nos atingir ,o que nem sempre e verdade ,pois como explicar o sofrimento de muitos profetas ?como explicar o sofrimento de Paulo e seu martírio?e a morte cruel dos outros Apóstolos?porque Deus não os protegeu?como explicar a razão de um missionário que esta trabalhando com todo afinco ter de regressar do campo porque foi acometido de um câncer ? como explicar aos filhos de um pastor que sai de viagem para cuidar da obra e se envolve em um acidente automobilístico e vem a falecer ?vemos que mesmo Paulo tendo autoridade sobre as enfermidades e nem por isto Epafrodito ficou curado ,será que ele não orou e repreendeu o mal na vida de seu companheiro?vemos outros obreiros companheiros do Apostolo que tinha problemas de saúde ,exemplo Timoteo(1Tm 5.23),Trofimo (2Tm 4.20)e o próprio Paulo que alguns estudiosos acreditam que tinha uma enfermidade que pelo texto de Gálatas 4. 13-15 leva a deduzir que era uma enfermidade nos olhos ,nada disto e pregado pelos adeptos do Evangelho triunfalista.
A verdade aqui e que ele se doa desistindo ate da própria vida sem te la por preciosa ,aos estudarmos a historia das assembléias de Deus no Brasil também encontramos relatos dfe homens que também se entregaram pela obra do Senhor põem hoje este tipo de homens parece estar se extinguindo.

Epafras”obreiro fiel”

Epafras”obreiro fiel”
Epafras era o dirigente da igreja em Colossos e possivelmente o fundador do trabalho naquela cidade visto que ate a data da escrita da carta aos Colossenses Paulo ainda não havia visitado os irmãos ali(Cl 2.1),também ali morava e congregava crentes nobres como filemom , Afia e Arquipo (Fl v 1,2 e cl 4.17)que tudo indica que era uma família e a igreja ficava na casa destes.
Esta carta foi escrita na ocasião que Epafras vai visitar Paulo que na época estava preso em Roma ,ali ele fica com o Apostolo por um tempo (Fm v 23),ele também fazia parte daqueles que revezavam com outros obreiros na companhia daquele preso do Senhor ,Epafras vai ali também porque a igreja estava sendo assediada por pregadores de doutrinas heréticas e enquanto ele fica um tempo ali na prisao ,Paulo escreve a epistola aos Colossenses e envia por mãos de outros obreiros.
Nas próximas linhas veremos os textos bíblicos que fazem menção de Epafras e então tirarmos lições sobre a sua vida .

. “Como aprendestes de Epafras nosso amado conservo ,que para vos e um fiel ministro de Cristo”(Cl 1.7)
Aqui Paulo o chama de fiel ministro de Cristo ,esta e uma qualidade que não deve faltar no obreiro ,”fidelidade “ele precisa ser fiel ao chamado ,fiel a palavra ,fiel em todo tempo,fiel mesmo em meio as tribulações ,fiel mesmo em meio as tentações ,fiel ate o fim ,fiel ate o tribunal de Cristo ocasião quando o Senhor vai dize lo “Servo bom e fiel “ou “Servo mal e negligente”

.”Sauda vos Epafras que e dos vossos ,servo de Cristo ,combatendo sempre por vos em orações para que vos conserveis firmes ,perfeitos e consumados em toda vontade de Deus“(Cl 4.12)

Epafras era um bom ensinador da palavra de Deus ,porem não era somente este seu trabalho,pois neste texto lemos que ele lutava e combatia diante de Deus em oração afim de que seus liderados compreendessem todo propósito de Deus e se tornassem firmes e perfeitos ,para Epafras seu trabalho não se encerrava e nem se limitava ao púlpito ,era bem por de traz dos bastidores que ele mais trabalhava ,isto e no campo da oração ,o pregador somente terá êxito e força ao subir na tribuna se ele levar uma vida de oração ,”se sua força diante dos ouvintes e o púlpito ,sua força diante de Deus e nos joelhos no chão”

.”Pois eu dou testemunho que tem grande zelo por vos e pelos que estão em Laodiceia ,e pelos que estão em Hierapolis “ (Cl 4.13)


O zelo de Epafras se estendia tanto igreja em colossos como a outras comunidades cristas que pelo texto parece que estavam sob sua supervisão ,e por causa deste zelo que se manifestavana exposição da palavra ,nos combates de oração que Paulo o chama de “fiel ministro de Cristo”

sexta-feira, 22 de abril de 2011

de escravo inutil a obreiro util

Onesimo”obreiro util

A historia de onésimo e tão bela e tão emocionante que o Apostolo Paulo dedica uma carta para falar exclusivamente dele ;Onésimo era escravo de Filemom e havia fugido dele após ter roubado seu amo,afim de ficar livre de ter que voltar para o trabalho escravo vai para Roma pois sabe que dificilmente seria capturado por causa da grande população da capital do Império.foi ali que teve contato com Paulo que nesta época estava em sua primeira prisão ,ele deve ter lhe contado sua historia e Paulo deve ter ficado surpreso de que Onésimo fosse escravo de um convertido seu e entao o leva também a Cristo e este homem continua sendo servo porem agora de Deus e como bom servo que era ele continua a servir ,servir aquele que o havia levado a liberdade espiritual,porem o Apostolo decide arremete lo de volta a seu dono ,de acordo com as leis do antigo testamento Paulo não era obrigado a fazer isto( leia deuteronômio 23.15)mesmo assim ele o devolve a fim de que houvesse uma reconciliação entre ambos,numa cultura antiga onde os ricos compravam os pobres e sentiam donos de seres humanos era muito difícil para filemom aceitar o pedido de Paulo ,este seria o grande teste para este homem demonstrar que era um genuíno cristão e entender que perante cristo,” não há servo e nem livre, todos são um”(Gl 3.28)
Paulo aproveita que precisa de portadores para levar a carta que escreveu aos colossenses e envia Onésimo como portador junto com outro obreiro por nome de Tiquico (Cl 4.7-9);agora imagine quando este escravo fugitivo agora irmão em cristo chega na casa de seu Senhor com uma carta nas mãos ?nas proximas linhas analisaremos alguns trechos desta carta :

.”O qual noutro tempo te foi inútil ,mas agora a ti e a mim ,muito útil ....”(Fm v11)

Talvez Filemom tenha comprado Onésimo por causa de seu nome que significa “útil “porem ate o dado momento ele não teve muito utilidade mas Paulo afirma que a partir desta mudança em sua vida ele estava sendo muito util ao Apostolo e seria a Filemom também ,realmente este e o grande efeito do evangelho transformar pessoas sem utilidade alguma em pessoas boas,pessoas que a sociedade descartava e entitulava como ovelha negra e que as pessoas diziam “este fulano não vale nada”agora porem sendo úteis no reino de Deus,.e duvidosa a conversao de alguém que não mostre na pratica que foi mudado de verdade ,ha pessoas que eram verdadeiros cavalos de satanaz e quando cansados de sofrer vêem para Cristo não mostram nenhuma utilidade para a causa do senhor ,isto e lamentavel.
.”Porque pode ser que ele tenha se separado de ti por algum tempo ,para que o retivesse para sempre ,não já como servo :antes mais do que servo,como irmão amado”(Fm v15,16)

Há aqui denota o relacionamento que deve ter os patrões e seus empregados que professam a mesma fé como irmãos, e claro sem misturar as coisas ,porem sem humilha los ,Deus tolerou a cultura antiga da pratica de escravos ate o tempo que os homens entendessem que não podiam comprar seres humanos como se fosse objetos porem mesmo nesta época de escravatura o evangelho trouxe algumas regras para o relacionamento entre escravos e seus donos(Ef 6.5-9),outra coisa bonita aqui e que o evangelho realmente estava quebrando barreiras sociais que há séculos existiam ,era comum na era primitiva ver um senhor sentado nos bancos da igreja enquanto seu servo falava a frente a palavra de Deus ,e o caso do próprio Onésimo que segundo a tradição se tornou Bispo de Efeso e que ainda por causa de seu forte testemunho e pregação foi preso e martirizado em Roma onde morre apedrejado.

.”E se te fez algum dano ou te deve alguma ,Poe isto em minha conta “(Fm v18)

estas pessoas que vem do mundo com um historico de crimes e outras deformidades de caráter porem chegam se a igreja realmente transformados precisam encontrar entre nos um ambiente de amor e perdão ,sem serem descriminadas afim de que possam servir ao Senhor com alegria e se tornarem úteis ao reino de Deus.

voce conhece onesíforo?

Onesiforo”o obreiro que vence obstaculos


Onesiforo também fazia parte daquele seleto grupo de obreiros que estavam próximos de Paulo em seus momentos sombrios de prisão,na segunda carta do Apostolo a Timoteo ,Onesiforo e lembrado como alguém que “muitas vezes me recreou e não se envergonhou das minhas cadeias;Antes vindo ele a Roma ,com muito cuidado me procurou e me achou “(2 Tm 2.117,18).
O que esta relatado aqui neste texto e inedito e surpreendente ,este irmão sabedor que Paulo esta novamente preso ,sai de sua cidade ,possivelmente Efeso na Grécia e vai ate a capital do império a fim de animar lhe a alma ,so que há um problema ,como encontra lo naquela cidade?,pois certamente ali havia muitas carceragens e isto não seria tarefa fácil ,porem Onesiforo vai com a missao de achar Paulo e diligentemente o procura ate encontra lo ,isto foi tão surpreendente para o Apostolo que ele resolve publicar este fato a Timoteo ,pois sabia do perigo e dificuldade que este servo do Senhor havia enfrentado .
Quando temos algum obstáculo em nossa vida cotidiana procuramos supera lo ,porque não agimos assim também na obra de Deus?.Se existe algo no reino de Deus que esta um pouco alem de nosso alcance desistimos com facilidade porem se aquilo que esta fora de nosso alcance pertence a ordem material ou e de nosso interesse próprio não exitamos em pegar a escada e subir ate la a fim de alcançar,será porque?o que dizer das pessoas que se dão de corpo e alma por sua religião gastando seu dinheiro ,tempo e a propria vida ?a resposta talvez e porque eles vivem a mentira como se fosse verdade e muitos de nos vivemos a verdade como se fosse mentira.
Na obra de Deus obstáculos e barreiras sempre existirão, porem os maiores obstáculos que podemos encontrar não são a falta de recursos ,de capacidade ,de condições e etc...,e sim aqueles que nos mesmos criamos por causa da timidez ,indolência ,indisposiçao e outros falsos motivos que a semelhança de Moises e Jeremias damos a Deus ,”mas o povo que conhece o seu Deus se esforçara e fará proezas”(Dn 11.32ª),Deus quer que saiamos da inércia e vençamos com Ele e por Ele todo obstáculo diante da missão que nos vier as mãos(SL 18.29).Sabia que uma pulga pode pular ate trinta vezes o tamanho de seu próprio corpo?o que nos falta para sermos bem sucedidos no trabalho de Deus talvez seja pedi lo que nos conceda as “molas “da fé e da disposição de servi lo sem medo e saber que Ele que nos chamou também dara condições de ir avante e triunfante.