Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

DANIEL ,HOMEM MUI AMADO:

 
    No capítulo 9.23 é nos dito a respeito de Daniel que ele é um “homem mui amado”,analisando esta bela exclamação feita  por um anjo de Deus a respeito deste servo,se observarmos a vida e as atitudes de Daniel fica mais fácil de entender o porque  ele era considerado  como um homem mui amado por Deus.

  Vejamos :

1-Ele realmente era um servo de Deus:
  Ao conquistar Jerusalém  Nabucodonosor  manda que sejam trazidos de lá jovens seletos para servirem ao rei,é visto isto nas expressões
para assistirem no palácio do rei”( v 2) e “para que no fim destes pudessem estar diante do rei”(v 3),assim ficamos sabendo que foram muitos os jovens judeus que serviam ao rei na Babilônia ,mas em Daniel vemos que ele era um servo realmente compromissado com o Senhor,obedecia a lei do império desde que isto não interferisse na sua fé.

  2-Ele se destacava entre os demais:
“ora ,entre eles se achavam dos filhos de Judá ,Daniel,Azarias,Misael e Ananias..(v6)

 Observe acima  o trecho em destaque que afirma que “entre eles”,estes eram também judeus ,mas seus nomes não são mencionados pois não  fizeram diferença alguma no lugar ,não é o caso de Daniel e os seus três amigos que se destacavam ali,. e mais,Daniel se destacava tanto que até mesmo os anjos davam testemunho deles no céu ,o crente amado por Deus é destaque em todo lugar ,posso crer que até no inferno é conhecido..

3-Ele influenciava seu meio:
  No v.8  está declarado que ele assentou  não se contaminar com as iguarias do rei pois era consagrada aos seus deuses antes de ir a mesa,ele abriu mão de coisas que era suas por direito ,isto mostra o dicernimento que ele possuía em fazer as coisas que somente agradam a Deus então pede ao responsável que apenas lhe sirva legumes ,e mais interessante  é que seus amigos mais chegados fazem o mesmo ,isto se deu por seus amigos verem sua  santa atitude de renunciar comida sacrificada  aos ídolos(v 9,10)
 
4-Ele buscava a Deus nas circunstancias difíceis:
Quando o rei viu que ninguém interpretava seu sonho ,mandou que todo sábio do reinado fosse morto ,aí está seu primeiro problema,pois ele e seus amigos seriam mortos por este decreto real,mas ao invés de se desesperar ele reúne seus amigos com que tem uma  aliança de fidelidade com Deus e vai para os joelhos  orar confiando no Deus dos céus ..

5-Ele possuía uma humildade  profunda:
 Quando lhe é revelado o sonho e a sua interpretação ele então louva a Deus (cap 2.19)e depois diante do rei lhe é perguntado se ele pode contar o sonho e a sua interpretação então ele diz:”´Há um Deus nos céus que revela os mistérios...”(cap 2 v 28)...

  Ele poderia simplesmente dizer que era um grande sábio e que entendia de tudo mas resolve transferir toda glória a Jeová .

6-Ele era um vaso totalmente consagrado a  Deus:
  Anos  mais tarde quando outro rei ,Belsazar,deu uma grande festa para mil pessoas das mais nobres de seu reinado(cap 5),Daniel não estava lá ,mesmo sendo um homem de honra por ser um oficial do alto escalão do governo ele não fora convidado,certamente por todos já saberem que ele era um homem de Deus e que  naquela festa regada a orgia e  paganismo ele não poria os seus pés,sua consagração  contribuiu para que ele fosse chamado “amado de Deus”....

7-Ele era reto em todos seus negócios:
  Sabendo que Daniel seria elevado a chefe- geral  ,seus “colegas” de ministério auditaram sua vida e seus negócios a fim de descobrir algum tipo de irregularidade, enriquecimento  ilícito e etc..porém nada encontrou(cap 6.4),é uma vergonha para o Evangelho a quantidade de escândalos envolvendo os políticos que se dizem crentes ,com Daniel isto não acontecia:Os princípios que ele havia recebido em Jerusalém ainda na tutela de seus pais o acompanharam por toda a vida ,em Daniel cai por terra a teoria de que todo homem teu seu preço..

8-Ele zelava por uma comunhão com Deus.
  Daniel desenvolveu o hábito da oração por toda a vida ,três vezes por dia orava e fez isto mesmo sendo um homem super ocupado  com as responsabilidades que o cercava (ora presidindo sobre quarenta cidades ,ora presidindo por cento e vinte cidades),é que ele priorizava Deus acima de todas coisas..

9-Ele não se acovardava diante das ciladas:
 Mesmo sabendo  havia uma conspiração contra sua vida pela ordem de não se poder orar por trinta dias ,vai para sua casa e mantem o ritmo de busca da face de Deus,penso que se uma lei desta fosse promulgada no Brasil não encontraria muitas pessoas para transgredi la ..

  O mais interessante é que ele poderia fechar as janelas e orar em secreto mas a escancara e fala com Deus normalmente assim “cooperando” com o plano de seus inimigos que haviam posto espias próximos de sua residência.

10-Ele foi fiel por toda vida:
  Muitos filmes e desenhos já foram produzidos para mostrar a belíssima e emocionante história de Daniel na cova dos leões ,sempre mostrando –o bem jovem ,porém é sabido que ele já devia ter mais  oitenta anos de vida pois acontecimento foi na Pérsia após o cativeiro Babilônico  (Daniel foi para o cativeiro Babilônico bem jovem,talvez  próximo  de vinte anos ,e este cativeiro durou setenta anos ,daí é só somar os tempos),e em todo tempo ele perseverou em servir a Jeová  sem se desviar para qualquer dos lados ,isto também fez dele um homem amado de Deus,ficou firmado em uma palavra que ele mesmo foi inspirado a escrever :

“Tu porém, vai até ao fim ;porque repousarás , e estarás a tua sorte no fim dos dias “cap 12.13


Nenhum comentário:

Postar um comentário