Total de visualizações de página

sábado, 17 de dezembro de 2011

ELIAS E A CRISE

 
No cap.19 do primeiro livros dos reis de Israel temos o relato de que o grande profeta do fogo passou por uma grande crise em sua vida ,esta crise pode ser considerada tríplice; crise de fé ,de identidade e de visão,o interessante é que isto se dá bem no auge de seu ministério,após acabar com o crédito de Baal e de mandar matar seus profetas e tambem os de Asserá ele simplesmente foge apenas pela ameaça de uma ímpia mulher Jezabel que o ameaça de morte .

 Abaixo quero citar alguns dos sintomas do desiquilíbrio pscológico e emocional de Elias  e que todos nós tambem estamos sujeitos (TG 5.17): 
  *Medo (coisa que ele nunca teve antes,pois desafiou o rei Acabe ,e mais 850 falsos profetas).
  *Fuga(antes destemido diante uma multidão,agora fugindo do recado uma mulher).
  *Sono(este sono não é normal e saudável ,é o mesmo sono de Jonas ,afim de estar apagado para a realidade).
   *Desânimo (perdera toda coragem e ânimo para profetizar). 
   *Desistência(ele abre mão de seu ministério "basta Senhor").
   *Isolamento(deixa seu moço e vai para bem longe "curtir "sua solidão).
   *Confusão mental(ele sai de Israel pois não quer morrer ,mas fala com Deus para lhe tirar a vida.
   *Auto -comiseração(mataram todos ,só fiquei eu...).

-Então Deus manda que o anjo o alimente e o faz vir até Horebe e ali em uma caverna o Senhor fala com ele,o que mais surpreende é que mesmo ali naquela situação Elias em momento algum foi desamparado por Deus ,muito pelo contrário é acompanhado de perto em todo esta enfermidade emocional e espiritual.
-Nos versículos que se seguem o que temos é uma verdadeira terapia Divina onde apenas o “DR. JEOVÁ” seu paciente se encontram em um consultório incomum ,uma caverna,vejamos os vv 11,12

Ao que Deus lhe disse: Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada.

A primeira coisa que destaco aqui é que Deus o mandou sair da caverna e se por ao monte ,isto nos mostra que não adianta ficar confinado olhando para os problemas sem solução ,quando se está no monte podes se ter uma visão mais ampliada a com isto enxergar soluções ...
 Deus usa alguns sinais da natureza para falar com seu servo doente a fim de curá lo,vejamos:

-Um grande e forte vento:Este vento não era comum pois quebrava as pedras,certamente era uma mensagem para aquele profeta que como um vento que o próprio Deus estava soprando sobre a terra de Israel e que aqueles que se opusessem iriam ser  destruídos como aquela rocha ,pois quem estava mandando aquele vento(Elias)era o Senhor.
-Um terremoto:Terremoto é um fenômeno que quando surge ninguém fica de pé ,isto tinha tudo a ver  com Elias ,pois atravez deste servo Deus iria sacudir os idólatras e pecaminosos lideres de Israel,ninguém se susteria diante dele...

-Um fogo:O fogo tem algumas particularidades que representam muito bem o homem de Deus,e o Senhor agora mostra a Elias como parte deste tratamento que o fogo é iniciado com uma pequena chama e vai se propagando,o fogo é imbatível ,e temível por todos e assim era este profeta diante dos seus inimigos...

-Uma voz mansa e delicada:Neste momento Deus começa a falar com ele ,é como se estivesse dizendo “entendeu alguma coisa meu filho?”então volta pelo teu caminho (v15)pois teu ministério ainda não acabou ,ainda tenho trabalho para você (paráfrase)..

*Elias volta curado para sua lide e é livre dos laços de jezabel,Deus faz melhor do que seus pensamentos,pois havia pedido a morte mas Deus o leva vivo para o céu(2 RS 2.11)





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário