Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012


 Muito dos números que aparecem nas escrituras servem como símbolos e podem revelar uma verdade.

 Porém deve se ter o cuidado com a teologia do valor numérico das escrituras  que tem como regra interpretar a bíblia unicamente através de seu valor numérico(ou seja ,a mensagem está nos números e não nas palavras).

Também deve se ter o cuidado com a numerologia  que é um ramo da Astrologia que não passa de uma heresia.

Nem tampouco com a Kabala que é um ramo do judaísmo e que interpretam o Antigo Testamento através de uma matemática mística,visto que cada letra do alfabeto hebraico representa um  número .vejamos alguns :


Um:
 É  indiscutivelmente o numero de Deus “,um só Deus e Pai de todos”.

Dois:
  Pode significar  divisão ,dependência  ou oposição ,pode significar  união também ,vemos no casamento a matemática de Deus algo que é  interessante  1+1 = 1(ou seja um homem e uma mulher são uma só carne.

Três :
 Este é o número da Trindade Santa,temos um só Deus porém com uma unidade composta  do Pai ,Filho e    Espírito Santo,não é fácil explicar pois se fosse  não seria Deus,mas podemos dar exemplos como o ovo que é uma unidade composta e como o homem e como a água que também possuem uma unidade composta.

Quatro:
  Este numero representa a plenitude da terra ,vejamos alguns exemplos:
Quatro cantos da terra ,quatro pontas do altar ,quatro impérios mundiais,quatro cavaleiros do Apocalipse,quatro pontos cardeais ,quatro estações ...

Cinco:
Revelação de Deus aos homens (isto em referencia ao Pentateuco por onde vem a Lei).
Santificação (isto em referencia as cinco ofertas ordenadas em Levíticos)
Oportunidade de servir(isto em referencia aos cinco dedos da mão ) e aos cinco talentos.

Seis:
Seis é o  número do homem ,pois foi neste dia que o Senhor o formou,o número da Besta é descrito como 666,isto é o homem (6) querendo tomar o lugar de Deus (3), três vezes o numero seis é usurpação.

Sete:
Este é o numero da perfeição Divina ,pois foi neste dia que Deus descansou após contemplar a sua obra completa .

o sete é encontrado na  bilbia por cerca de 422 vezes e em Apocalipse mais de  40 ,é um dos mais importantes dentro desta matéria e o mais profundo de todos .
 vejamos algumas apariçoes deste numero:
sete vacas gordas e sete magras,sete anos de fartura e sete de fome,sete mil fiéis que não curvaram diante de Baal,sete vezes por dia o salmista louvava a Deus(Sl 119.164),sete frases na cruz ditas por Jesus,sete anjos com sete trombetas ,sete taças ,sete castiçais,sete estrelas ,sete cartas,sete igrejas,e etc...

OBS:por mais que o homem faça ele sempre será seis e nunca chegará a sete,Sete é Deus e Deus é sempre mais que o homem.

Oito:
Este numero fala de recomeço(vem depois de um ciclo de sete.ex:depois de uma semana de sete dias vem outra semana )oito almas repovoaram e recomeçaram a terra,isto é Noé e sua familia.

Este numero fala tambem de graça ,pois sábado é a representação  da lei e após a lei vem a graça.
Este numero tambem representa a ressurreição de Cristo ,pois é no Domingo (depois do sétimo dia )que Cristo ressucitou ,após a ressurreição e ascenção de  Cristo os discípulos passaram a denominar o domingo como Dia do Senhor(AP 1.10).

outras aparições do oito :
a circuncisão era feita no oitavo dia ,Elais realizou oito milagres ,os escritores do Novo Testamento eram oito.

Nove:
Pode signficar fim ou conclusão visto que nove é o ultimo dos dígitos
Pode significar virtude visto que os Dons do Espírito são nove e tambem o fruto do Espírito é composto de nove virtudes

Nove camelos Eliezer levou com presentes para aquela que seria a noiva de Isaque
Nove bem aventuranças foram proferidas por Jesus. MT .5.3-11

Dez:
Perfeição na ordem humana .ex:
capacidade de trabalhar produtivamente (os dez dedos da mão)
capacidade de andar perfeitamente (os dez dedos dos pés)

Responsabilidade humana ,ex: os Dez Mandamentos

ocorrencias mais famosas deste numero na biblia : no AT :as dez pragas ,no NT as dez virgens

Onze:
Não há nada tão explicativo com respeito a este numero ,existe sim um texto sobre as palavras de Jesus que podemos fazer inferencia com o onze.senão vejamos

 " Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis". João 13.34

Considerando que no At Deus deu dez mandamentos ,aqui no no NT Cristo "deu mais um ",o décimo primeiro que é o amor...

Doze:
Este numero tem a ver com  administração Divina :doze horas para o dia e doze para noite,doze meses para governar o ano,doze tribos de Israel,doze Apóstolos..

Mais aparições do numero doze :
no  AT: doze pedras no peito do sacerdote,doze pedras tiaradas por Josué do Jordão ,doze pães da proposição ,doze bois no mar de cobre do Templo de Salomão ...

no NT:doze cestos cheios de pão ,doze portas na cidade santa,doze tronos,doze anjos,doze fundamentos,doze frutos ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário