Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de maio de 2011

Sobreviventes de um naufrágio




            É famosa e motivo de diversas pregações a passagem em que os discípulos de Jesus  se vêem no meio de uma tempestade ,porem no livro de Atos dos Apóstolos cap .27 encontramos uma tempestade muito mais complicada que aquela mencionada nos evangelhos ,vejamos a diferença entre ambas:

         Nos Evangelhos se dá  em um lago (embora seja chamado de mar da Galileia ,este lago é de água doce e é também chamado de lago de Tiberíades ou lago de Genesaré) em Atos a tempestade se dá no mar  mediterrâneo.

       Nos Evangelhos Jesus está presente fisicamente ,em  Atos não(em bora o Anjo de Deus o tenha visitado ali)

      Nos Evangelhos foram apenas alguns homens  ,em Atos foram 276 pessoas,detalhe em Atos somente Paulo e alguns poucos eram crentes o resto eram tripulação e um bando de prisioneiros todos incrédulos e nos Evangelhos todos que estavam no barco eram crentes e pastores.

   Nos Evangelhos a tempestade durou apenas alguns minutos e em Atos já durava  cerca de quatorze dias.



      

     Elementos que tornaram a viajem extremamente perigosa:

27.4      E, partindo dali, fomos navegando abaixo de Chipre, porque os ventos eram contrários
27.7      E, como por muitos dias navegássemos vagarosamente, havendo chegado apenas defronte de Cnido, não nos permitindo o vento ir mais adiante, navegamos abaixo de Creta, junto de Salmona
27.8   E, costeando-a dificilmente, chegamos a um lugar chamado Bons Portos, perto do qual estava a cidade de Laséia.





   Veja as expressões em destaque:
Ventos eram contrários , navegássemos vagarosamente ,não nos permitindo os ventos ir mais adiante e costeando dificilimente.

   Estes são elementos que tornaram a viajem extremamente perigosa e  dentro de uma lógica humana  esta tempestade não tinha razão de ser ,pois o próprio Senhor o havia prometido que ele Paulo iria testificar em Roma(Atos 23.11),se Paulo não conhecesse Deus e duvidasse de seu chamado iria até pensar que estaria em pecado e por isto aquele mal estava lhe ocorrendo .talvez se fosse eu e você que diríamos ? se é projeto de Deus por que está dando tudo errado?só que temos que entender que nem toda bonança é sinal de aprovação e nem toda  dificuldade é sinal  de reprovação ,aqui é preciso se ter convicção  da direção de Deus para nossa vida ,é possível que Paulo tenha se lembrado de Jonas e da tempestade que o mesmo sofreu por causa de sua desobediência .

   Existe  situações em nossa vida que não gostaríamos de viver e elas nos sobrevem,e mesmo sendo crentes não estamos livres de sofre-las, são perguntas que ficam  quase sempre sem respostas :por que Deus permitiu isto acontecer comigo?se Ele está comigo porque as dificuldades não são dissipadas?porem Deus tem seus meios de nos guiar neste mundo ,se queremos lhe seguir precisamos saber que seus caminhos são meio estranhos,veja o que diz o Profeta Naum

“O  SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés”......... Naum 1.3


    O que  não podemos é termos uma teologia a modo dos amigos de jó acreditando que toda desgraça é sinal de maldição de Deus em nossa vida por causa do pecado,precisamos de ter graça para enxergar graça em meios as desgraças.


 Bem vamos continuar  neste barco e ver o que vai ainda acontecer :

27.20   E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos.

  

   já havia dias  que não viam nem sol e estrelas ,isto equivale a dizer que eles estavam sem rumo e direção pois era pelos astros celestes que os marinheiros se norteavam visto que naquela época os modernos instrumentos para direcionarem as embarcações  ainda não existiam.isto mostra me uma faceta da vida pois existem muitas coisas que são para nós o rumo das coisas e quando este rumo se vai ficamos perdidos ,quem sabe você tem se sentido assim ,parece que as nuvens e as tempestades da vida ofuscaram aquilo que era rumo em sua vida e te sentes meio que sem direção e não sabe o que vai acontecer e para onde estas indo ?porem eu creio que Deus permitiu que toda direção natural fosse cortada afim de que você cresse ap enas nEle.Quando .se sabe quem está guiando não precisa  saber onde está indo por isto deixe o seu barco ser guiado por Aquele que fez os mares.

  Não é por causa das nuvens que o sol e as estrelas deixaram de existir ,com isto  quero lhe dizer que as tormentas e tempestades da vida podem até impedir  lhe de ver Deus porem Ele sempre estará no trono e controlando todas coisas,basta ler o livro de Ester e constatar isto pois neste livro o nome de DeUS sequer é mencionado porem Ele está lá por detrás dos bastidores controlando todas coisas e revertendo a história que seria de humilhação para os judeus que ao invés  de derrota foram exaltados naquele lugar.




      Elementos que revelam a fé de Paulo:


27.21      Havendo já muito que se não comia, então, Paulo, pondo-se em pé no meio deles...



  Paulo Pôe se em  de  pé ,esta era a posiçao mais perigosa e difícil de estar em um momento de tempestade em alto mar,temos aqui o relato de uma imprenssionante  coragem e fé em Deus,passar por lutas e mares revoltos nesta vida todos passam a diferença se dá em como passam,uns passam prostrados e caídos enquanto aqueles que crêem em Deus acima das circunstancias passam de pé não temendo o que possa acontecer entendendo que o resultado final  está nas mãos dAquele que controla os ventos.



27.22      Mas, agora, vos admoesto a que tenhais bom ânimo

  Paulo ao se levantar prega uma mensagem exortando a tripulação  a ter  animo  ,assim deve ser o cristão sempre ser otimista e transmitir esperança aqueles que já não as tem ,o interessante é que ele está no mesmo barco que eles,digo que é interessante porque é muito fácil animar pessoas quando não se está na pele da pessoa porem aqui  todos estavam juntos e Paulo os pede que tenha bom animo ,a fé do Apostolo com certeza contagiou os presentes ali pois estavam todos com muito medo e desesperados da própria vida.


27.23      porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio.


A  mensagem do Apostolo continha  um teor otimista (não se perderá a vida de nenhum de vós)mas também realista , (mas somente o navio.),aqui podemos aprender algumas lições  importantes :

Na vida perdemos coisas,coisas vão mas a gente fica,o mais importante Deus preservou ;a vida e a oportunidade de recomeçar

Nenhum comentário:

Postar um comentário