Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

O QUE FALA O SANGUE DE CRISTO



E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. HB 12.24




Utilizando  se de uma  linguagem figurada o Autor da carta aos Hebreus diz que o sague de Cristo “fala”,então comecei a estudar e tentar descobrir que tipo de “voz” emite o sangue do Filho de Deus.

1-Expiação :
Que já foi feita expiação pelos nossos pecados,esta palavra é do antigo testamento e tinha ver com cobertura do pecado através do sangue do cordeiro que era derramada na tampa do propiciatório e assim o pecado era perdoado e a ira de Deus aplacada,assim  a voz do sangue de Cristo está a nos dizer que  não temos o que temer pois estamos cobertos de todas nossas culpas.

2-Anulação:
O sangue de Cristo também está a nos dizer que nossa sentença de culpa foi  anulada ,a dívida que tínhamos com o Pai , este sangue já anulou.

3-Purificação:
 Que podemos nos lavar  de todas nossas imundícies .Ap 1.5, e 22.14.

4-Aproximação :
 Que agora podemos nos aproximar de Deus ,coisa que antes deste sangue derramado era coisa impossível visto que o pecado nos separava Dele, Ef  2.13

5-Amizade:
 Este sangue também nos diz que já não somos inimigos de Deus e sim que agora podemos ter paz com Ele.Ef 2.14

6-Resgate:
 O resgate era usado como preço pago por algum escravo ,assim o sangue de Cristo fala nos que já foi feitop resgate  ,ou seja já fomos comprados por esta moeda Divina. 1 Pe 1.18,19

7-Condição :
 Que se obedecermos a este sangue toda sorte de bênçãos virão sobre nós ,assim como na ocasião da  Páscoa  onde os Israelitas seriam salvos do Anjo que mataria os primogênitos e somente se salvaria aqueles que colocassem a marca do sangue em suas casas. 1Pe 1.2

8-Cura :
 Este sangue está ainda a clamar que há cura para as enfermidades ,pois foi através deste sangue derramado que Jesus levou nossas dores e enfermidades. Is 53.5

9-Vida :
Todo sangue fala de morte mais este fala de vida e de vida eterna .Jo 6.54

10-Vitória :
Este sangue também fala da vitória de Cristo ali  na cruz do calvário ,aqui temos garantia de vitória sobre o mundo ,sobre o pecado,sobre as cadeias do inferno ,sobre o Diabo. AP 12.11

sexta-feira, 27 de maio de 2011

SEMELHANÇA ENTRE DEUS E O SOL

Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo... SL 84.11ª
Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça ML 4.6A



1-São únicos para o mundo :
 Assim como o Sol é apenas  um para  o universo inteiro,assim é Deus que embora tendo muitos filhos é um único Deus vivo e verdadeiro para o universo...

2-Abençoam o mundo inteiro sozinhos:
  A capacidade do Sol de  beneficiar o universo sozinho é apenas uma pálida comparação
do poder do nosso Deus de abençoar e beneficiar sozinho cada habitante do planeta.

3-Estão acima de todo monte elevado:
    Podemos escalar o  Pico mais elevado do planeta e mesmo assim enxergar o sol muito acima ,assim é com nosso Deus,Ele está acima de toda e qualquer situação elevada para nós,nada o pega de surpresa e desprevenido,Ele tem o controle de tudo pois está acima...

4-Sem Eles não haveria vida na terra:
     A ciência comprova que sem o brilho e o calor do Sol seria impossível haver vida na terra ,até  mesmo a  simples vegetação rasteira não teria condição de nascer ,a mesma coisa é com nosso Deus (numa escala infinitamente maior),sem Ele a terra seria um caos ,pois Ele mesmo é o doador e sustentador  da vida ,falamos aqui da vida física e muito mais da vida espiritual e eterna que Ele nos oferece em Jesus seu Filho...

5-Estão distantes da terra  porém não alienado dela:
     Quando chega o verão a gente quase não consegue ficar exposto ao Sol , chegamos a dizer que parece que está bem próximo de nossas cabeças mesmo estando a aproximadamente  150 milhões de quilômetros da terra,assim é com Deus que embora habitando nos céus dos céus porém  sua grande presença é tão perceptível que o sentimos bem junto de nós

6-Não se pode tocar no sol mas pode se sentir sua presença:
     Assim  é com Deus ,nós não podemos tocá-lo fisicamente porém Ele sim pode nos tocar e assim podemos sentir sua graça,
     Ficar exposto ao Sol pode ser perigoso devido aos raios ultra violeta mas ficar exposto a presença Divina não traz problemas algum e sim bênçãos sobre bênçãos ,assim como o sol tem vitaminas e também é um tipo de antibiótico natural a presença do Pai pode muito mais em nossas vidas.

7-O Sol não deixa de brilhar:
    Mesmo   quando o dia amanhece nublado o Sol continua lá brilhando por cima das nuvens,isto tem tudo a ver com nosso Deus,tem dias  que parece que as nuvens de problemas nos impedem de vermos sua ação em nossas vidas e somos levados a pensar que Ele sumiu ,sempre que te sentires assim lembre se que Ele continua em sue lugar controlando todas coisas e mesmo que você não o veja Ele está a ter contemplar ,breve esta nuvem vai passar e o “SOL da JUSTIÇA “ voltará a brilhar em sua vida..
    

Igreja Presbiteriana da Escócia quer ordenar pastores homossexuais e abençoar uniões gays

Igreja Presbiteriana da Escócia quer ordenar pastores homossexuais e abençoar uniões gays

EDIMBURGO, Escócia, 25 de maio de 2011 (Notícias Pró-Família) — Um pastor da Igreja Presbiteriana da Escócia diz que provavelmente renunciará depois que a denominação deu mais um passo importante para permitir a ordenação de pastores homossexuais ativos e assumidos nesta semana, com indicações de que até analisarão a possibilidade de abençoar uniões de mesmo sexo.
“Estamos nos rendendo à sociedade… É um dia triste para a Escócia”, o Rev. Roddy MacCrae, pastor em Glenelg e Kintail, disse para o jornal Christians Together. “Eu provavelmente serei um dos que estarão deixando a Igreja da Escócia, e durante os próximos meses estarei decidindo isso”.
“Meu problema é que nosso testemunho está enfraquecido. A sociedade sabe que estamos indecisos e que não temos nenhuma voz moral”, acrescentou ele.
A Assembleia Geral, o órgão governante da denominação, instituiu uma moratória de dois anos em 2009 na ordenação de pastores que estão em relacionamentos de mesmo sexo e na discussão pública da questão.
Na segunda-feira, eles votaram 351 a 294 para “considerar mais a eliminação da moratória” e criaram uma comissão teológica que preparará um relatório sobre a questão para a reunião de 2013 da Assembleia Geral.
A comissão teológica também considerará “se os pastores deveriam ter a liberdade de consciência de abençoar parcerias civis e possível liturgia para tais ocasiões”, observa um comunicado à imprensa da Igreja da Escócia, também conhecida como Kirk.
A Assembleia Geral também votou para que pastores homossexuais ordenados antes de maio de 2009 tenham agora autorização para assumir responsabilidades pastorais.
A moratória de 2009 ocorreu depois de uma controvérsia violenta que acabou levando à decisão da Assembleia Geral de aprovar a nomeação do homossexual assumido Scott Rennie como pastor da Igreja Cruz da Rainha em Aberdeen. Rennie havia sido casado por cinco anos e tinha uma filha, mas na época de sua nomeação estava num relacionamento estável com um homem.
O Reverendíssimo David Arnott, moderador da Assembleia Geral, disse que a mudança desta semana “está analisando a possibilidade de inclusão [de homossexuais no pastorado]”, mas que “por enquanto nenhuma decisão foi feita”. Falando acerca dos que estão transtornados com a decisão, ele disse: “Estou ciente de que muitas pessoas estarão sofrendo hoje e a Igreja da Escócia tem um dever pastoral de cuidar dessas pessoas e lhes mostrar amor e compaixão”.
A mudança foi celebrada pelo Stonewall, organização homossexual de pressão política e legal, cuja filial escocesa disse que esperam que a decisão “sinalize o início da Kirk demonstrando compromisso para com a justiça, igualdade e dignidade nessa questão”.
“Embora estejamos aguardando decisões adicionais da Assembleia e detalhes sobre os próximos passos, esperamos que daqui a trinta anos essa mudança seja vista como uma tempestade em copo de água”, disse o diretor Carl Watt.
Entretanto, membros evangélicos e conservadores da Kirk estão protestando. Um relatório recente indicou que cerca de 100 mil membros e 20 por cento dos pastores e presbíteros abandonarão em protesto se a denominação permitir pastores homossexuais.
Nas deliberações, o Rev. Andrew Coghill recebeu altos aplausos quando assemelhou a mudança da Assembleia Geral a uma “granada de mão”, de acordo com o jornal Christian Post. “Estão nos pedindo para tirar o pino da granada. A igreja vai explodir em pedaços”.
No início deste mês, a Igreja Presbiteriana dos EUA formalmente aprovou a ordenação de homossexuais depois de uma batalha que durou décadas. A denominação votou para eliminar a exigência de que pastores devessem permanecer em “fidelidade no pacto do casamento entre um homem e uma mulher, ou castidade em sua vida de solteiro”.
fonte :www.juliosevero.com

quarta-feira, 25 de maio de 2011

AS DUAS TESTEMUNHAS



AS  DUAS TESTEMUNHAS


   O texto de  Apocalipse capitulo 11 fala a respeito das duas testemunhas que entrarão no cenário Bíblico somente na Grande Tribulação porém quero fazer uma abordagem a respeito  destas duas personagens e extrair algumas lições para minha e sua vida


  1-São a minoria .v3
Deus pode ter poucas testemunhas(apenas duas aqui neste texto) mas sempre terá suas testemunhas ,no tempo de Elias toda nação estava desviada porém  Deus tinha sete mil naquele lugar.

2-Vem vestidas a rigor.v3
Vestidas de saco ,elas vestem se assim pois estão convidando o povo ao arrependimento,toda vez que os Israelitas se vestiam de saco era um sinal visível de humilhação . 2 Sm 31.1,1 RS 20.31,IS 15.3 E ETC..

3-São comparadas a oliveira e castiçal.v4b
Isto significa que elas são cheias do Espírito Santo ,pois são dois símbolos do Espírito Santo e deve todo pregador ter esta graça em sua vida .


4-Elas vem do céu e não da terra .v4b


5-São levantadas em tempo certo.
o melhor tempo para se levantar profetas era e ainda continua sendo os piores dias ,o tempo  de trevas ..


6-São corajosas e destemidas.
 Esta é uma das grandes características das testemunhas e dos profetas de Deus.


7-Elas tem poder ,mas não são imortais.v7
Em um  certo tempo de seus ministérios elas serão mortas pela Besta,isto mostra que os servos de Deus não são super heróis ,tambem sofrem e tembem amargam com dores perdas e até a morte..


8-cumprem o ministério que lhas foi confiado.v7
 Estas testemunhas só morrem depois de cumprir a missão que foi confiado a elas.


9-Possuem uma mensagem penetrante.v10
 A mesagem das duas testemunhas era tão impactante que ao morrerem toda terra se alegra pois não terão mais quem lhes importunarem por seus pecados.


10-São sempre reeguidas por Deus.v11,12
Quando todos pensavam que era o fim delas uma grande voz se faz ouvir do céu,era Daquele que as havia comissionado para aquela missão,chamando as a subir para o céu,isto é real na vida de todo saervo de Deus,todas vezes que sentires caido e ferido o Senhor te levantará do chão,ainda diz o texto que um grande terremoto se fez sentir naquele lugar ,era Deus mostrando aos homens que Ele era na vida de seus mensageiros...

terça-feira, 24 de maio de 2011

AS QUALIDADES DO LÁPIS


o menino perguntou:- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".

"Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."

"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".

"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."

"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Engano de Toronto





  PAZ PESSOAL, HÁ ALGUNS ANOS ATRAZ OUVÍAMOS FALAR DE UM CERTO "AVIVAMENTO" ACONTECENDO NA FAMOSA IGREJA DO AEROPORTO EM TORONTO QUE FICOU CONHECIDO COMO "A BENÇÃO DE TORONTO", VÁRIOS PASTORES E CRENTES FORAM PARA LÁ A FIM DE VER DE PERTO O QUE ESTAVA ACONTECENDO NAQUELE LUGAR E O QUE FOI CONSTATADO ERA QUE UM MOVIMENTO ESTRANHO ESTAVA ACONTECENDO ALÍ(UNÇÃO DE LEÃO,DE CACHORRO ,DE COBRA E ETC..,ALGUNS COPIARAM O MODELO DELES ,LEVANDO PARA SUAS IGREJAS ESTE "AVIVAMENTO"-

  GOSTARIA QUE VOCES LESSEM  A CARTA DE UM DOS PASTORES PIONEIROS DESTE MOVIMENTO QUE  ESTÁ ABAIXO ,ELE SIMPLEMENTE  SE  RETRATA DE TODOS SEUS ERROS DOUTRINÁRIOS...

O Engano de Toronto
Paul Gowdy
Ex-pastor da Vineyard em Toronto
Tradução autorizada: João A. de Souza Filho
 
Levei nove anos até criar coragem e escrever este relato. Demorei porque não tinha convicção de que seria correto falar sobre as fraquezas do corpo de Cristo publicamente. Em segundo, porque tinha que fazer uma jornada espiritual de busca em minha alma e me convencer de que, o que havia ocorrido na Igreja Aeroporto de Toronto foi ruim ou pelo menos pior do que bom.
Durante alguns anos falei da experiência de Toronto como uma bênção misturada. Penso que James A. Beverly o chamou assim em seu livro Risada Santa e a Bênção de Toronto 1994. Hoje diria que foi uma mistura de maldição, concluindo que qualquer coisa boa que alguém recebeu através desta experiência pessoal é enormemente ultrapassada pela gravidade do mal e do engano satânico. Aqui residia meu grande dilema.
Tento viver a vida cristã no temor do Senhor e Jesus exortou-nos que um dos pecados sem perdão era a blasfêmia contra o Espírito Santo, isto é, atribuir a Satanás o que é de fato uma obra de Deus. Não quero correr o risco de admitir que a bênção de Toronto era de Deus ou de Satanás, mas creio que Satanás usou esta experiência para cegar as pessoas sobre as doutrinas históricas de Deus, em que o fruto cresce ao lado de uma vida de  arrependimento, pois as pessoas não puseram a prova aquelas manifestações para saber se eram mesmo de Deus ou de espíritos enganadores, e não testaram para saber se as profecias eram mesmo de Deus.
Depois de três anos fazendo parte do núcleo da bênção de Toronto nossa Igreja Vineyard em Scarborough ao leste de Toronto, praticamente se auto-destruiu. Devoramo-nos uns aos outros com fofocas, falando mal pelas costas, com divisões, partidarismo, criticas ferrenhas uns dos outros, etc. Depois de três anos “inundados” orando por pessoas, sacudindo-nos, rolando no chão, rindo, rugindo, rosnando, latindo, ministrando na igreja Internacional do Aeroporto de Toronto, fazendo parte de sua equipe de oração, liderando o louvor e a adoração naquele local, praticamente vivendo ali, tornamo-nos os mais carnais, imaturos, e os crentes mais enganados que conheci. Lembro-me de haver dito ao meu amigo e pastor principal da igreja de Vineyard de Scaraborough em 1997 de que, desde que a bênção de Toronto chegou ficamos esfacelados. Ele concordou.
Minha experiência é de que as manifestações dos dons espirituais de 1 Coríntios 12 eram mais comuns em nossas reuniões antes de Janeiro de 1994 (quando começou a bênção de Toronto) do que durante o período da suposta visitação do Espírito Santo.
No período de 1992-1993 quando orávamos pelas pessoas experimentamos o que chamo de a verdadeira profecia, libertação e graça vindas de nosso Senhor. Depois que se iniciou a bênção de Toronto, os períodos de ministração mudaram, e as únicas orações que ouvíamos era: “Mais, Senhor”; com gritos de “fogo!”, sacudidelas esquisitas do corpo, e expressões de “oh!uuu!iehh”.
Em 20 de janeiro de 1994 15 pessoas de nossa igreja foram ouvir Randy Clark, pastor da Igreja Vineyard na Igreja do Aeroporto de Toronto. John Arnot (pastor da igreja do aeroporto) convidou-nos para ir até lá. Ele nos disse que Randy havia estado nas reuniões de Rodney Howard Browne e que a coisa estourou em sua igreja nas semanas seguintes. John esperava que algo acontecesse também entre nós. Ficamos felizes em nos dirigir até lá. Tínhamos uma igreja noutra localidade que havia começado em 1992. Era uma igreja do centro de Scaraborough, ligada ao grupo Vineyard, mas bem a leste da Igreja do Aeroporto. Éramos uma família grande e alegre. E porque éramos poucos tínhamos reuniões especiais, conferencias, etc.
No ano anterior a maioria de nossos líderes participou de uma curta viagem missionária à Nicarágua. Na ocasião gozávamos de muita comunhão uns com os outros. Desde que deixei de fazer parte das igrejas Vineyard li muitos comentários e análises críticas. Alguns escreveram que a bênção de Toronto era uma grande conspiração que trazia heresia ao corpo de Cristo. Minha convicção é de que a heresia e a apostasia são apenas o resultado, mas nada do que aconteceu ali era intencional. Estou convencido de que os líderes das igrejas Vineyard são pessoas sérias que experimentaram um novo nascimento, amam o Senhor, mas cairam no laço do engano. Não amaram o Senhor o suficiente para guardar os seus mandamentos. Fracassaram por não obedecer as escrituras, e se desviaram porque anelavam  algo maior e grandioso, mais empolgante e dinâmico. Eu também cometi este pecado. Preguei sobre esta renovação na Coréia, no Reino Unido, nos Estados Unidos e aqui no Canadá, e estou profundamente arrependido ao escrever este relato, e peço-lhes que vocês, a noiva e o corpo de Cristo me perdoem. Especialmente os pentecostais e carismáticos, pois todos fazem parte de minha família teológica.
Sou um crente “evangelical”, sempre o fui e jamais cri que os dons espirituais cessaram no fim da era apostólica. Creio que minhas raízes evangélicas (minha família é de Batistas e eu tive uma experiência de conversão e novo nascimento na igreja Presbiteriana) começaram  a abrir os meus olhos para os problemas com a chamada renovação. Hoje, olhando pra trás fico me perguntando como fiquei tão cego assim? Eu via as pessoas  imitando cachorros, fazendo de conta que urinavam nas colunas da Igreja do Aeroporto. Observava as pessoas agirem como animais latindo, rugindo, cacarejando, fazendo de contas que voavam, como se asas tivessem, comportando-se como bêbados, entoando cânticos “sem pé nem cabeça”, isto é, sem sentido algum. Hoje fico perplexo em pensar que eu aceitava tais coisas como manifestações do Espírito Santo. Era algo irreverente e blasfemo ao Espírito Santo da Bíblia.
Naquele tempo pensava que, enquanto não ensinassem qualquer coisa que violasse as escrituras, o que experimentávamos e víamos podia ser encaixado no campo do que chamamos de exótico. É um zumbido de manifestações que não encontram justificativas na perspectiva bíblica. Ensinaram-nos nas pregações que tínhamos apenas duas opções: uma enfermaria pulsando a vida (de bebês) em meio a fraldas sujas e crianças chorando ou o cemitério, onde tudo está em ordem, mas só há mortos. Pastor jovem e inexperiente optei pela vida no caos. Não percebia que Deus quer que amadureçamos e que cresçamos nele. Fiquei perturbado com a palavra profética que veio através de Carol Arnot (esposa do líder em Toronto), relatando-nos que tivera uma experiência de noiva ao ser conduzida à presença de Jesus. Ela afirmou que o que experimentou era muito melhor que sexo! Aquilo me perturbou e comecei a me perguntar: como alguém pode comparar o amor de Deus ao sexo?
Quando começamos a suspeitar de que os demônios estavam à vontade em nossos cultos, John Arnot ensinava que devíamos nos perguntar se eles estavam chegando ou saindo. Se está saindo deles, está bem! John defendia o caos afirmando que não devíamos ter medo de sermos enganados, pois se havíamos pedido ao Espírito Santo para nos encher; como Satanás poderia nos enganar?
Isto deixaria o diabo muito forte e Deus muito fraco. Ele afirmava que precisávamos ter mais fé num grande Deus que nos protegia do que num grande diabo que nos enganaria.
Tais palavras eram convincentes, mas totalmente contrárias as escrituras, pois Jesus, Paulo, Pedro e João alertaram-nos sobre o poder dos espíritos enganadores, especialmente nos últimos dias. Mesmo assim, não devotamos amor a Deus para lhe obedecer a palavra, e, como conseqüência, abrimo-nos a ação de espíritos mentirosos. Que Deus tenha misericórdia de nós!
Finalmente a ficha caiu quando eu rolava pelo chão, certa noite, bêbado no Espírito, como costumávamos dizer, e ali, cantando e rolando no chão, comecei a cantar uma canção de ninar: “Maria tinha um cordeiro e seu pelo era mais alvo que a neve”. Cantei esta música infantil de maneira debochada e imediatamente alguma coisa em meu coração sussurrou que aquilo era um demônio. (N.T. Ele se refere a canções de Jardim da Infância, ou Nursery Rhyme, em que, nos contos de fada as crianças aprendem a falar cantando linguagens infantis, e refere-se especialmente a Mary had a little Lamb, uma das mais conhecidas). Imediatamente me arrependi e fiquei chocado com aquela experiência. Como um demônio entrou em mim? Eu amava a Deus? Não era zeloso pelas coisas de Deus? Não era totalmente louco por Jesus? Percebi que um espírito imundo acabara de se manifestar através de minha vida e era culpado de um grande pecado. Depois disto me afastei da Igreja do Aeroporto (TACF). Não tinha convicção de que deveria denunciar aquelas experiências, mas senti que tínhamos fracassado em pastorear a bênção.
Depois que parei de freqüentar o TACF – Toronto Airport Church – tive que pastorear as conseqüências ou os frutos dali. Exemplo disto foi quando algumas pessoas voltaram de uma reunião e nos perguntaram se havíamos recebido a espada dourada do Senhor. Perguntei-lhes de que se tratava, imaginando que alguma palavra profética tivesse sido liberada em relação as escrituras, mas me responderam: “Não, não é a Bíblia; é uma espada invisível que somente os verdadeiramente puros poderão receber. Se for tomada de maneira errada, então será morto pelo Senhor. Mas, se você for santo o suficiente para recebê-la, então você poderá desembainhá-la pois ela cura Aids, câncer, etc. e produz salvação. A pessoa deve fazer gestos de ataque, imaginando ter em suas mãos esta espada invisível, avançando sobre as pessoas enquanto está em oração! Pensei: além do engano, a Igreja Aeroporto passou a fazer parte dos desenhos animados!
Esta “revelação” foi recebida pela Carol Arnott e depois repassada aos que eram mais santos. O mesmo aconteceu com as obturações de ouro. Pessoas de nossa congregação abriam a boca umas para as outras procurando os dentes de ouro que Deus colocara ali, para provar o quanto nos amava. Durante os anos que ali fiquei só ouvi uma vez uma mensagem de arrependimento pregada por um conferencista de Hong Kong, Jack Pullinger. A mensagem passou alto, bem acima de nossas cabeças, como um balão de gás; não estávamos ali para nos arrepender, e sim para fazer festa ao Senhor!
Depois de um ano na “bênção” preguei num encontro de pastores e falei: “Amigos, temos nos sacudido, nos arrastado pelo chão, rolamos por terra, rimos, choramos e adquirimos as camisetas da igreja. Mas não temos avivamento, nem salvação, nem frutos, nem aumento de evangelização,  por isso, qual é a graça?”. Fui repreendido – afinal, quem era eu para anelar frutos quando o Senhor estava curando seu atribulado povo? Durante anos éramos legalistas, e Deus agora estava restaurando as feridas libertando-nos do legalismo. Aconselharam-me a não forçar o Senhor que os resultados apareceriam no temo certo.
Eu sabia que isto estava errado, pois o Senhor ordenou fazer discípulos de todas as nações. O argumento era: temos direito a um ano sabático, pois, quem sabe por quanto tempo Deus fará coisas novas e diferentes!
Por fim, não comentei a controvertida questão da ordenação de mulheres. Pessoalmente acredito, pelas escrituras, que as mulheres não devem ser pastoras ou presbíteras numa assembléia local. Eu poderia estar errado quanto a isto e existe muito debate na igreja a este respeito, e esta era minha convicção, mas as igrejas Vineyard estavam ordenando todas as esposas de pastores para serem co-pastoras com eles. Sou a favor de mulheres no ministério, mas creio que o papel do ancião/pesbítero/pastor local foi reservado aos homens. Não fui eu quem escreveu a Bíblia, mas pela graça de Deus quero obedecê-la daqui em diante.
Esta é minha história. Poderia continuar apresentando farta documentação dos excessos, loucuras, extravagâncias e pecados. Cantamos sobre o exército de Joel e o avivamento de bilhões como se fossem os dez mandamentos; e como sempre, parece que o avivamento já está chegando dobrando a esquina. No próximo mês, no próximo ano, etc. Jesus falou que, quando o Filho do homem voltar, encontrará fé na terra? Esta é a mensagem dominadora que tem sido ensinada em todo movimento profético, espiritual, especialmente do Vineyard. Às vezes imagino que eles pensam que vão dominar o mundo todo! Mas foi lá no Vineyard que aprendi uma frase de Paulo de que não devemos ir além da palavra escrita.
Concluindo, quero lamentar o dano, que eu pessoalmente perpetrei ensinando coisas que não são bíblicas. Eu me arrependo diante de vocês e diante de Deus. Eu não testei os espíritos quando a palavra ordena que assim seja feito. Todos os que estavam ali quando estas coisas começaram a acontecer sabem que o que escrevo é a verdade. Podem ter conclusões diferentes, especialmente se ainda promovem o “rio”.
Aos que estão no “rio” eu exorto; nadem para fora, existem coisas vivas na água que irmão lhe atacar! Amo as pessoas da Igreja Aeroporto e o movimento Vineyard, mas penso que temos muitas contas a prestar; o Senhor lhes abrirá os olhos qualquer dia desses. Imagino que quando esta carta for publicada serei bombardeado por cartas de ambos os lados, alguns me condenando por ainda crer no ministério do Espírito Santo e andando no engano e alguns amigos antigos condenando-me por expor a sujeira ou por ser negativo com respeito a unção do Senhor. Bem, o Senhor conhece meu coração e por sua graça haverá de me guiar a toda verdade, pois quero conhecer a Jesus Cristo o crucificado.
Se você acha que estou no erro ore por mim para que o Senhor me abra os olhos, pois quero estudar a palavra e me tornar varão aprovado. Peço a todos os que lerem esta carta que orem para que o Senhor abra os olhos daqueles que estão sendo enganados. Quer sejamos líderes ou seguidores, somos amados de Deus e ele é um Deus perdoador. Ele afirma que se confessarmos nossos pecados ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Creio que somos como a igreja de Laodicéia; pensamos que somos ricos, prósperos e sem necessidade alguma, e, no entanto não percebemos que estamos cegos e nus. Precisamos levar a sério o conselho de Jesus comprando ouro refinado no fogo (que fala do sofrimento e não de espíritos enganadores), vestiduras brancas para cobrir nossa nudez e colírio para os olhos para poder ver outra vez. O Senhor nos chama ao arrependimento, e graças ao Senhor pelo que ele é, pois nos conduzirá e nos restaurará ao Pai. Se Deus me perdoou e abriu os meus olhos então poderá agir a favor de todos os que estão no engano. Termino com o alerta de Paulo que permaneçamos firmes para não tropeçarmos em coisa alguma.
Sinceramente,
Paul Gowdy

P.S. Esta carta foi traduzida e publicada com a autorização de Paul Gowdy e pode ser lida na integra nos sites: www.revivalschool.com ou

Casamento ,ótima oportunidade para vencer o orgulho e o autocentrismo




O que é o orgulho ? Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal.
Algumas pessoas consideram que o orgulho para com os próprios feitos é um ato de justiça para consigo mesmo. Ele deve existir, como forma de elogiar a si próprio, dando forças para evoluir e conseguir uma evolução individual, rumo a um projeto de vida mais amplo e melhor. O orgulho em excesso pode se transformar em vaidade, ostentação, soberba, sendo visto apenas então como uma emoção negativa: a Arrogância.
Outras pessoas classificam o orgulho como exagerado quando se torna um tipo de satisfação incondicional ou quando os próprios valores são superestimados, acreditando ser melhor ou mais importante do que os outros.
Descubra se voce é orgulhoso "A maior provocação aos orgulhosos é o orgulho alheio." (William Cowper) um orgulhoso não suporta o outro “detesto aquele fulano pois é muito soberbo e exibido”...
Segundo a bíblia todos nós nascemos em pecado e muitas de nossas atitudes são características do pecado que existe em nos e posso afirmar que orgulho é algo que todo mundo possui ,só de dizer que não tem orgulho já és um orgulhoso...,geralmente o orgulhoso ira rapidamente com os erros dos outros do que com os próprios erros..
Orgulho também significa ser uma pessoa auto centrica isto é ,centrada em si mesma ,ou seja acha que o mundo gravita em torno de seu umbigo,veja por exemplo um recem nascido que tudo que pede é chorando e gritando e cresce aprendendo a fazer pirraça para ganhar aquilo que deseja,se tornam tiranas e insubordinadas estão sempre querendo serem o primeiro em tudo se esta criança cresce assim torna hiper arrogante e centrada em si mesma ,este tipo de pessoa torna se infelizes por lhe faltar amigos .
Por isto é que sugerimos este tema pois é no casamento que o jovem sai de uma vida una para ter uma experiência de vida “duplamente una”,pois neste relacionamento é que se vai aprender a se doar e muito do orgulho tem de ser quebrado aqui ou caso contrario é o relacionamento é que será quebrado...
Amor –a única forma de vencer o mal do orgulho:
É preciso que se entenda melhor esta expressão tão linda chamada amor ,pois amor é muito mais que aquele sentimento sublime que vem sobre o coração do homem ,por exemplo amor no casamento não pode ficar limitado a sentimento deve se estender por toda vida em atitudes,atitudes de amor e isto requer a quebra e a renuncia do orgulho,pois amar é doar se por alguem é exatamente isto que Cristo fez por nós não apenas um sentimento de amor e sim uma atitude que o levou a se doar por nós ali na cruz
Vejamos dois textos bíblicos sobre matrimonio que são de grande prova para o orgulhoso:
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor(Efesios 5.22)
Como deve ser mortal para uma mulher orgulhosa esta palavra mas aqui está uma recomendação que requer humilidade que é o oposto do orgulho.
Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,(Efesios 5.25)
Vemos aqui também uma forma de se vencer o orgulho masculino pois a exortaçao bíblica diz que o marido deve amar como Cristo amou a igreja e se entregou por ela? e como Cristo amou a igreja ?se doando por ela até a ponto de morrer por ela ,você já morreu por sua esposa ?reclama de fazer algo que ela lhe pede?acha muito difícil agrada-la?talvez está nos faltando deixar morrer o nosso orgulho...
Atitudes de orgulho no relacionamento conjugal :

1-se sentir superior ou melhor
2-não saber ouvir ,somente falar
3-não receber conselho
4-não admitir o erro
5-não pedir perdão
6-ter atitude de indiferentismo quando o outro fala
7-querer que somente sua vontade seja feita
O remédio contra o orgulho é encontrado nas páginas das sagradas escrituras ,por exemplo:em João cap 13 Jesus quebra o orgulho dos apostolos ao banhar seus pés depois que nenhum deles prontificou a fazer este humilde trabalho ,veja baixo um poema sobre o lava pés
O Lava-pés... Um gesto apenas?
Talvez seja assim para muita gente
Mas para Cristo não
Para ele o gesto não é só encenação
É muito mais do que isso
Mais do que ensinamento até
É vida...

Lavar os pés...
que quer dizer isso para nós ?
Lavar os pés
é dobrar-se à angústia de um irmão,
é suavizar-lhe a dor
ao invés de torná-la mais atroz
impondo-lhe a dor da solidão.

Lavar os pés...
é reconhecer a dignidade de nosso irmão,
fazer com que ele se sinta pessoa humana,
irmão e companheiro de viagem,
filho de Deus e herdeiro de um Reino
que o sangue de Cristo nos mereceu...

Lavar os pés...
É ter a coragem de pôr-se à sua disposição
e dizer-lhe sem reserva:
Amigo, pode contar comigo”.
Lavar os pés...
não é ficar de pé de braços cruzados,
indiferente ao que se passa ao redor de nós
É dizer com generosidade: “Tenho tempo”.
É participar da vida com a nossa vida.
É ter a coragem de comprometer-se

Lavar os pés...
é assumir funções e cargos na comunidade,
não como um pedestal,
para satisfazer seu orgulho, sua vaidade,
seu amor próprio, ou pior, seus interesses
Mas para servir,
para promover o bem comum
a paz das famílias
o progresso das comunidades
para ajudar os pobres e carentes
a terem condições mais dignas de vida

(...)
Amigos, não lhes parece
que está na hora de também nós iniciarmos
a famosa operação “Lava-pés”,
iniciada por Cristo ?
Se eu, que sou o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés,
assim também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros”
Sim, já está na hora de vivermos com coragem
a nossa grandiosa missão de cristãos


também para encerrar deixo aqui o texto de Filipenses 2.3 parte a que diz sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos.

Imagine um casamento ,uma sociedade ,uma igreja onde todos são servos de servos?como seriamos mais felizes se quebrássemos nosso orgulho ?agora é só tentar....


Pr wesley abdel e Kelly gabrig ...

A ARTE DE CRIAR BONS FILHOS “

- Que tipo de pai você é?:

  1. Pai Policia :
*Só dá dura (somente se aproxima para bater )

2-Pai General :
*Só impõe regras

3-Pai Patrão :
*Só dá bronca e faz cobrança

4-Pai Fantasma :
*Só aterroriza

5-Pai Morto-vivo:
*Não participa de nada

-Perguntas que os pais devem fazer para si mesmo:

*Meu filho confia em mim?
*Meu filho me tem como amigo?
*Meu filho tem prazer de estar onde estou?
*Meu filho me tem como um bom exemplo de vida ?
*Meu filho me respeita ou tem medo de mim?

-A proposta deste trabalho não é instruir apenas a criar filhos e sim criar bons filhos,a partir daqui veremos como podemos fazer isto:

1-como criar bons filhos para gente mesmo :

*Seu filho é uma planta .
seu filho é uma planta que você cuida e certamente serás o primeiro a comer dos seus frutos”

-Não lhe de apenas presente ,de a ele seu ser ...
-Não lhe de o mundo para ele ,entre no mundo dele...
-Não lhe de apenas a comida,coma junto com ele ...
-Quando você dá ,apenas serás lembrado momentaneamente ,quando você está junto cria experiência ...
-Coloque emoção em tudo o que faz pois somente coisas com altas cargas emocionais são lembradas com frequencia e ficam para sempre .
-Apare as arestas com cuidado(lembre –se ele é uma planta frágil)
-Regras de ouro:

a- Não os corrija publicamente expondo os a vergonha.
b- Não apenas corrija ,ensine.
c- Não confunda autoridade com agressividade.
d- Não seja excessivamente crítico.
e- Não puna quando estiver irado.
f- Não seja impaciente.
g- Cumpra sua palavra .
h- Prefira seu filho em vez de coisas e ele te preferirá em vez de coisas.

-Experimente os resultados do você cultivou ,a terra só pode dar o que recebeu.( salmos 144.12 a)

2-Como criar bons filhos para o bem deles mesmos :

*Seu filho é o barro.
Seu filho é o barro e você é o oleiro que lhe o formato que ele terá”

-A infância é o momento que está sendo formado o caráter que ele terá ...
-Pais devem estimular o lado bom de seu filho cuidando de sua auto estima e tratar o lado ruim ( Gn 8.21, Ef 5.4, Cl 3.21)
-Pais não devem fazer comparações depreciativas de seu filho .
-Com bom relacionamento ou com maus os pais tocam na personalidade de seus filhos ,formando –os como vasos bonitos e valorosos ou feios e sem valor
-Filhos que crescem em um ambiente onde não tiveram sua auto estima trabalhada crescem frustrados e infelizes com a propria vida.

3-como criar bons filho para a vida :

*Seu filho é a locomotiva
Seu filho é a locomotiva e você precisa lhe dar os trilhos para que ele possa ir longe”

-Prepare o para encarar os desafios da tão difícil arte de vencer...:
a- Dialogando com ele.
b -Ensinando suas experiências .
c- Instrua sobre os riscos da vida .
d- instrua sobre os nãos da vida .
e- Ajude no possível.no possível.
F- De a ele a chance de errar .
g- Ensine a recomeçar.

-a força der uma locomotiva está na potencia de seus motores que a capacitam a levar cargas pesadas,filhos instruídos pelos pais terão força suficiente para levar as cargas da vida até o fim.










4-Como criar bons filhos para um bom casamento :

*seu filho é um pássaro
Seu filho é um pássaro e em breve vai deixar o ninho e formar sua própria família com o aprendizado que recebeu de voce.”

-Muitos casamentos não dão certo porque os filhos não forma treinados durante toda vida :
treinados a valorizar e respeitar o próximo ,a respeitar direitos e espaços,treinados a pedir perdão,etc...

-Muitos casamentos não dão certo ou não vão bem pois muitos carregam traumas de infancia ou adolecencia ocultos em sua vida e que ao contraírem núpcias estes traumas vem a tona consciente ou inconscientemente nos primeiros anos do casal.

-Muitos casamentos não dão certo quando um dos cônjuges ou os dois se casam apenas para saírem da casa dos pais.

-Enfim ,uma das razoes do sucesso de um casamento não está apenas nas palavras do ministro celebrante da cerimônia e sim no aprendizado que recebeu durante toda vida.



5-como criar bons filhos para a igreja :

*Seu filho é seu retrato .
Seu filho é seu retrato e você será visto nele”

- Timóteo foi um grande cooperador de Paulo,talvez o mais importante pois seu nome aparece no novo testamento nada menos que quinze vezes ,quando o Apóstolo o encontrou ele já era um bom crente (Atos 16.1,2) e isto se deveu a educaçao espiritual que sua mãe lhe dera(2 Tm 1.5 e 3.14,15).

-Algumas coisas a pensar:
.Nao basta apenas mandar meus filhos para a escola bíblica é preciso ir junto...
.Nao basta dar uma bíblia é preciso ler com ele...
.Nao basta mandá lo orar,é preciso orar junto com ele..
.Nao adianta mandá lo para o culto e ficar vendo tv...
.Se você critica a igreja na frente dos filhos não espere que eles a amem .
.Se voce não tem responsabilidade na casa de Deus não esperem que eles a tenham.

*Criar bons filhos para serem obreiros e obreiras de valor na casa de Deus é evitar problemas futuros para eles e para os próprios pais,quantos filhos ao crescerem abandonam a casa de Deus pois não aprenderam a amá la em sua infância.









6- Como criar bons filho para Deus :
*Seu filho é pedra preciosa
Seu filho é pedra preciosa e que você recebeu de Deus e que deve devolver a Ele”

-A imagem que muitos filhos tem de Deus é o reflexo do relacionamento com os pais...

-Tambem é importante informar:

.Se você não leva Deus a sério seu filho provavelmente não levará..
.Se você não teme a Deus seu provavelmente não temerá .
.Se teu filho nunca te viu buscar a Deus provavelmente não buscará a Deus.
.Criar filhos para Deus é influenciar na conversao conversão dele através de seu comportamento com o próprio Deus.


Conclusão:

*Seu filho é um livro em branco
seu filho é um livro em branco que você recebeu para escrever”

-É isto mesmo ,um livro em branco quando nasce e que os pais começam a escrever em seus corações e mente a fim formar toda sua historia.

-Não se pode deletar as coisas ruins que já foram escritas porem pode se reimprimir novas escritas com altas cargas de emoção e amor....

-Não desista de seu filho ,faça como o pai do filho pródigo que o esperava todos dias e quando teve oportunidade o abraçou e reconstruiu o elo que estava quebrado...






Pr Wesley Abdel
92717004 33285730











quinta-feira, 19 de maio de 2011

A CERCA

 
 
 
 
 
 
 
NADA É POR ACASO...QUANDO ESTÁ ESCRITO NAS ESTRELAS,TUDO SE ENCAIXA AQUI NA TERRA...O AMANHÃ REALMENTE PERTENCE A DEUS.
 

AGOSTO DE 1942 NA POLONIA.
 
Naquela manhã o céu estava sombrio, enquanto esperávamos ansiosamente. Todos os homens, mulheres e crianças do gueto judeu de Piotrkow foram arrebanhados em uma praça
.
Espalhou-se a notícia de que estávamos sendO
removidos. Meu pai havia falecido recentemente de tifo, que se alastrara através do gueto abarrotado. Meu maior medo era de que nossa família fosse separada.
'O que quer que aconteça,' Isidore, meu irmão mais velho, murmurou para mim, 'não lhes diga a sua idade. Diga que tem dezesseis anos'.
.
Eu era bem alto, para um menino de 11 anos, e assim poderia ser confundido. Desse jeito eu poderia ser considerado valioso como um trabalhador.
.
Um homem da SS aproximou-se, botas estalando nas pedras grosseiras do piso. Olhou-me de cima a baixo e perguntou minha idade.
'Dezesseis', eu disse. Ele mandou-me ir à esquerda, onde já estavam meus três irmãos e outros jovens saudáveis.
Minha mãe foi movida para a direita com outras mulheres, crianças, doentes e velhos.'
Murmurei para Isidore, 'Porque?'.
Ele não respondeu..
Corri para o lado da mãe e disse que queria ficar com ela..
'Não,'  disse ela com firmeza..'
'Vá embora. Não aborreça. Vá com seus irmãos'.
.
Ela nunca havia falado tão asperamente antes. Mas eu entendi: ela estava me protegendo. Ela me amava tanto que, apenas esta única vez, ela fingiu não fazê-lo. Foi a última vez que a vi.
.
Meus irmãos e eu fomos transportados em um vagão de gado até a Alemanha.
 
Chegamos ao campo de concentração de Buchenwald em uma noite, semanas após e fomos conduzidos a uma barraca lotada. No dia seguinte recebemos uniformes e números de identificação. 
.'
'Não me chamem mais de Herman', eu disse aos meus irmãos. 'Chamem-me 94938'.
 
Colocaram-me para trabalhar no crematório do campo, carregando os mortos em um elevador manual.
.
Eu, também, me sentia como morto. Insensibilizado, eu me tornara um número.
Logo, meus irmãos e eu fomos mandados para Schlieben, um dos sub-campos de Buchenwald, perto de Berlim.
Em uma manhã eu pensei que ouvi a voz de minha mãe.
'Filho' ela disse suave mas claramente, 'Vou mandar-lhe um anjo'.
.
Então eu acordei. Apenas um sonho. Um lindo sonho.
.
Mas nesse lugar não poderia haver anjos. Havia apenas trabalho. E fome. E medo.
.
Poucos dias depois, estava caminhando pelo campo, pelas barracas, perto da cerca de arame farpado, onde os guardas não podiam enxergar facilmente. Estava sozinho.

Do outro lado da cerca, eu observei alguém: uma pequena menina com suaves, quase luminosos cachinhos. Ela estava meio escondida atrás de uma bétula.
Dei uma olhada em volta, para certificar-me de que ninguém me viu. Chamei-a suavemente em Alemão. 'Você tem algo para comer?'
.
Ela não entendeu.
Aproximei-me mais da cerca e repeti a pergunta em Polonês.  Ela se aproximou. Eu estava magro e raquítico, com farrapos envolvendo meus pés, mas a menina parecia não ter medo. Em seus olhos eu vi vida.
Ela sacou uma maçã do seu casaco de lã e a jogou sobre a cerca.
Agarrei a fruta e, assim que comecei a fugir, ouvi-a dizer debilmente, ''Virei vê-lo amanhã'.
.
Voltei para o mesmo local, na cerca, na mesma hora, todos os dias. Ela estava sempre lá, com algo para eu comer - um naco de pão ou, melhor ainda, uma maçã.
Nós não ousávamos falar ou demorarmos. Sermos pegos significaria morte para nós dois.
Não sabia nada sobre ela, apenas um tipo de menina de fazenda, exceto que ela entendia Polonês. Qual era o seu nome? Porque ela estava arriscando sua vida por mim?'
.
A esperança estava naquele pequeno suprimento, e essa menina do outro lado da cerca trouxe-me um pouco, como que nutrindo dessa forma, tal como o pão e as maçãs.
 
Cerca de sete meses após, meus irmãos e eu fomos abarrotados em um vagão de carvão e enviados para o campo de Theresiensatdt, na Tchecoeslováquia.
'
'Não volte', eu disse para a menina naquele dia. 'Estamos partindo'.
Voltei-me em direção às barracas e não olhei para trás, nem mesmo disse adeus para a pequena menina, cujo nome eu nunca aprendi, a menina das maçãs.
 
Permanecemos em Theresienstadt por três meses. A guerra estava diminuindo e as forças aliadas se aproximando, muito embora meu destino pareceu estar selado.
.
No dia 10 de maio de 1945 eu estava destinado a morrer na câmara de gás, às 10:00 horas.
No silencioso crepúsculo, tentei me preparar. Tantas vezes a morte pareceu pronta para me reclamar, mas de alguma forma eu havia sobrevivido. Agora, tudo estava acabado.
Pensei nos meus pais. Ao menos, pensei, nós estaremos nos reunindo.
.
Mas, às 08:00 horas ocorreu uma comoção. Ouvi gritos, e vi pessoas correndo em todas as direções através do campo. Juntei-me aos meus irmãos.
Tropas russas haviam liberado o campo! Os portões foram abertos. Todos estavam correndo, então eu corri também. Surpreendentemente, todos os meus irmãos haviam sobrevivido.
.
Não tenho certeza como, mas sabia que aquela menina com as maçãs tinha sido a chave da minha sobrevivência. 
No local onde o mal parecia triunfante, a bondade de uma pessoa salvara a minha vida, me dera esperança em um lugar onde ela não existia.
.
Minha mãe havia prometido enviar-me um anjo, e o anjo apareceu.
Eventualmente, encaminhei-me à Inglaterra, onde fui assistido pela Caridade Judaica, fui colocado em uma hospedaria com outros meninos que sobreviveram ao Holocausto e treinado em Eletrônica. Depois fui para os Estados Unidos, para onde meu irmão Sam já havia se mudado. Servi no Exército durante a Guerra da Coréia, e retornei a Nova Iorque, após dois anos.
.
Por volta de agosto de 1957 abri minha própria loja de consertos eletrônicos. Estava começando a estabelecer-me.
Um dia, meu amigo Sid, a quem eu conhecia da Inglaterra, me telefonou.
'Tenho um encontro. Ela tem uma amiga polonesa. Vamos sair juntos'.
Um encontro às cegas? Não, isso não era para mim.
Mas Sid continuou insistindo e, poucos dias após, nos dirigimos ao Bronx para buscar a pessoa do seu encontro e a sua amiga Roma.
Tenho que admitir, para um encontro às cegas, não foi tão ruim. Roma era enfermeira em um hospital do Bronx. Ela era gentil e esperta. Bonita, também, com cabelos castanhos cacheados e olhos verdes amendoados que faiscavam com vida.
 
Nós quatro nos dirigimos até Coney Island. Roma era uma pessoa com quem era fácil falar e fácil de se estar junto.
 
Descobri que ela era igualmente cautelosa com encontros às cegas.
 
.
 
Nós dois estávamos apenas fazendo um favor aos nossos amigos. Demos um passeio na beira da praia, gozando a brisa salgada do Atlântico e depois jantamos perto da margem. Não poderia me lembrar de ter tido momentos melhores.
 
 
Voltamos ao carro do Sid, Roma e eu dividimos o assento trazeiro.
 
 
Como judeus europeus que haviam sobrevivido à guerra, sabíamos que muita coisa foi deixada sem ser dita entre nós. Ela puxou o assunto, 'Onde você estava', perguntou delicadamente, 'durante a guerra?'
 
 
'Nos campos de concentração', eu disse. As terríveis memórias ainda vívidas, a irreparável perda. Tentei esquecer. Mas jamais se pode esquecer.
 
 
Ela concordou. 'Minha família se escondeu em uma fazenda na Alemanha, não longe de Berlim', ela me disse. 'Meu pai conhecia um padre, e ele nos deu papéis arianos.'
 
Imaginei como ela deve ter sofrido também, medo, uma constante companhia. Mesmo assim, aqui estávamos, ambos sobreviventes, em um mundo novo.
 
 
'Havia um campo perto da fazenda', Roma continuou. 'Eu via um menino lá e lhe jogava maçãs todos os dias.'
 
 
Que extraordinária coincidência, que ela tivesse ajudado algum outro menino. 'Como ele era?', perguntei.
 
 
'Ele era alto, magro e faminto. Devo tê-lo visto a cada dia, durante seis meses.'
 
 
Meu coração estava aos pulos. Não podia acreditar.
 
 
Isso não podia ser.
 
 
'Ele lhe disse, um dia, para você não voltar porque ele estava saindo de Schlieben?'.
 
 
Roma me olhou estupefata. 'Sim!'.
 
 
'Era eu!'.
 
 
Eu estava para explodir de alegria e susto, inundado com emoções. Não podia acreditar! Meu anjo.
 
 
'Não vou deixar você partir', disse a Roma. E, na trazeira do carro, nesse encontro às cegas, pedi-a em casamento. Não queria esperar.
 
  
'Você está louco!', ela disse. Mas convidou-me para conhecer seus pais no jantar do Shabbat da semana seguinte.
 
 
Havia tanto que eu ansiava descobrir sobre Roma, mas as coisas mais importantes eu sempre soube: sua firmeza, sua bondade. Por muitos meses, nas piores circunstâncias, ela veio até a cerca e me trouxe esperança. Não que eu a tivesse encontrado de novo, eu jamais a havia deixado partir.
 
.
 
Naquele dia  ela disse sim. E eu mantive a minha palavra. Após quase 50 anos de casamento, dois filhos e três netos, eu jamais a deixara partir.
 
Herman Rosenblat of Miami Beach, Florida 

   
Esta é uma história verdadeira e você pode descobrir mais sobre ele no Google. Ele fez Bar-Mitzvah com a idade de 75 anos.
 
 
Esta história está sendo transformada em filme,
chamado 'A cerca'.